A Pegada de Carbono é o cálculo da emissão de carbono equivalente na atmosfera associadas as atividades econômicas e cotidianas do ser humano no Planeta Terra.
Nossas atividades cotidianas, como uso de transportes, consumo de energia elétrica ou gás, deixam marcas no planeta, por isso, é um indicador importante para entender e combater a crise climática.
Como calcular sua pegada?
O cálculo inclui as emissões que têm origem na produção, no uso e no descarte de produtos ou serviços, por pessoas em família, evento, empresa, organização ou governo.
A pegada de carbono se origina em atos da vida cotidiana e existem vários sites disponíveis que consideram aspectos de nossa casa ou empresa, como o tamanho e eficiência energética, nosso modo de transporte habitual e estilo de vida, o consumo de carne e a gestão do desperdício de alimentos ou dos resíduos tecnológicos.
Como reduzir minha pegada?
- Evite alto consumo diário de carne animal, de produtos industrializados e de fast food.
- Utilize meios de transporte sustentáveis que não poluem o meio ambiente, pois o aquecimento global é causado, em grande parte, pelos gases da combustão dos motores dos automóveis.
- Fique atento ao consumo de descartáveis e a frequência troca dos aparelhos tecnológicos.
- Procure identificar vazamentos em sua casa ou empresa, evite o uso da mangueira e junte roupas para lavar e passar.