ODS é a sigla para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, trata-se de metas ambiciosas e interconectadas que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
No total, são 17 Objetivos desdobrados em 169 metas que foram estabelecidos durante a Cúpula das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 e compõe uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade, com prazo para cumprimento até 2030.
Eles envolvem temáticas diversificadas:
Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:
- Social: necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.
- Ambiental: preservação e conservação do meio ambiente, ações para reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
- Econômica: uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.
- Institucional: capacidades de colocar em prática os ODS.
Em resumo, os ODS estabelecem os caminhos necessários para a construção de uma sociedade mais sustentável, inclusiva e justa.